Início > Editorial > GRANDE PEREGRINAÇÃO COM S. PAULO

GRANDE PEREGRINAÇÃO COM S. PAULO

Statue, RomeNo próximo domingo, dia da Conversão de São Paulo, vamos ser com ele peregrinos de Fátima numa expressão de fé baptismal e de comunhão eclesial.

Nesta semana de preparação da Grande peregrinação a Fátima andemos com a Carta aos Romanos na mão lendo-a aos poucos. Nessa sua carta, S. Paulo quis fazer perceber que o Cristianismo era um rebento novo saído do velho tronco do Judaísmo. A partir da sua conversão arregaçou as mangas e empenhou-se totalmente na defesa da nova direcção trazida por Jesus Cristo, ao ponto de ele confessar “Para mim viver, é Cristo!”. S. Agostinho leu a Carta aos Romanos e causou nele tão grande impressão que mudou de vida totalmente. Entregou-se ao serviço do Evangelho; e escreveu muitos livros que ainda hoje causam admiração. S. João Crisóstomo dizia: “Quando leio S. Paulo é como se escutasse uma voz amiga“.

Frei Herculano, na Escola Paroquial, deu-nos a conhecer os ensinamentos desta Carta tão importante para a nossa vida. (Para Saber mais)>>

Cristo libertou-nos do pecado e da morte que entrou no mundo, nos homens (Sab. 2,24 e Gén.). Todos somos pecadores (Rom. 5,12; Salmo 51). Por isso todos necessitamos da graça de Cristo para nos salvarmos (Rom.5,18-20). Cristo triunfou do pecado e da morte por todos os homens; cada um deve fazer seu este triunfo, pelo Baptismo. Pelo Baptismo, o fiel morre para o pecado e vive em Cristo. Cristo dá-nos a Vida  (Rom.6,4 e ss). Frei Herculano explicou-nos o sentido do nosso Baptismo: iluminação (Ef. 5, 14); banho (Ef. 5,24) e renascimento (Tito 3,5). O Baptismo não é só banho é pertença a Cristo com todas as suas consequências. Todos os que são animados pelo Espírito são filhos de Deus (Rom.8,14). Por Deus adoptados (15). Com pleno direito de tratar a Deus por Pai (16).

A nossa testemunha é o Espírito Santo (17), garantindo que somos herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo, pois “com Ele sofremos para também, com Ele, sermos glorificados”. Aqui está a chave do mundo novo.

A chave do mundo velho condenado é a idolatria que arrasta à depravação. A chave do novo mundo é o Espírito que restitui o verdadeiro sentido de Deus. Tudo é recolocado no seu devido lugar e volta ao equilíbrio universal.

Este mundo novo já começa a acontecer para aqueles que têm a coragem de sofrer com Cristo e como Cristo. Para S. Paulo, o Espírito envolve tudo e tem um alcance colectivo. Isto percebe-se no seu modo de falar: tratando da situação de pecado, antes ele emprega o “Eu”; falando da nova situação do Espírito, ele emprega “Vós”. Não se pode comparar a glória futura com os sofrimentos desta vida (19).

A Criação inteira está na espera (20), ansiosa como se sofresse as dores do parto (22), assim como nós próprios (21-23), vivemos na esperança do que ainda não vemos (24-25).

O Espírito nos acode (26), nos ensina a pedir de acordo com o que Deus quer (27). A Esperança é o motor da perseverança e força na luta. De acordo com o Seu plano, Deus chama as pessoas (28), predestina-as a reproduzir a imagem do Seu Filho (29). Justifica-as e as glorifica (30).A grande expectativa da Criação é “pela revelação dos filhos de Deus” que só se fará numa sociedade diferente, com novas relações entre as pessoas e entre o homem e a natureza.

O ideal cristão da vida (Rom. 12,1 a 15,13): oferecer-se a Deus, como hóstia viva; renunciar ao mundo do mal; transformar-se pela renovação do Espírito; nas relações dos cristãos entre si, com os de fora. E para concluir, diz-nos S. Paulo: “Acolhei-vos uns aos outros, na medida em que também Cristo vos acolheu, para glória de Deus” (15, 7).

Que o Deus da Paz esteja convosco. Ámen

P. Batalha

2º Encontro da Escola Paroquial – Aspecto geral dos participantes e do orador em Marquiteira (Para Saber mais)>>

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s