Início > Editorial > JUBILEU – “Para mim viver é Cristo!”

JUBILEU – “Para mim viver é Cristo!”

Pintura de Pe. João Marcos

Pintura de Pe. João Marcos

Hoje, nas nossas Paróquias, estamos a celebrar e a viver dois acontecimentos duma mesma realidade. Ser Cristão. Celebramos o Jubileu Baptismal de quem foi baptizado em 1959 e iniciámos a Escola Paroquial, este ano, sobre São Paulo: “Para mim viver é Cristo“. Exactamente, a Escola Paroquial pretende ajudar a formação cristã de quem foi baptizado.

A primeira sessão, na 6ª feira, foi sobre S. Paulo, indicador do que é ser cristão. Tornou-se para nós, não só exemplo, testemunha, mas também mestre, educador da nossa Fé: “Para mim viver é Cristo”. (Para Saber mais)>>

Celebrar o jubileu baptismal é reafirmar a Fé em Jesus Cristo. Púnhamos, então, o nosso olhar n’Aquele que nos chamou e que continua a cativar-nos e que se atravessou no caminho de Paulo para Damasco e lhe disse: Paulo! Paulo, porque me persegues? – Quem és Tu, Senhor?! – Eu sou, Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.”.

Este encontro alterou tudo na sua vida, como ele próprio o confessa: “Tudo o que eu considerava como lucro, agora considero-o como perda. Por causa de Cristo. E mais ainda, considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor, Jesus Cristo.”. Mostra bem a sua adesão estreita, pessoal, Àquele a quem se entregou.

Ser baptizado é uma adesão pessoal com Cristo Jesus. Muitos cristãos pensam que sabem o que é o cristianismo, mas realmente não o conhecem. Muitos baptizados vivem como se Cristo não existisse. Por isso, hoje, é preciso promover a passagem de uma fé apoiada na tradição social, e que tem o seu valor, a uma Fé pessoal e adulta, esclarecida e convicta. Para isso é a Escola Paroquial. Nós não nascemos cristãos, fazemo-nos cristãos. Um grande desafio hoje é levar os baptizados a converterem-se a Cristo e ao Seu Evangelho. Enquanto cristãos e comunidade cristã precisamos de descobrir a riqueza da Fé e vivê-la. Esta é a minha preocupação pastoral, enquanto pároco e Assistente Diocesano da Acção Católica – razão de ser da minha vida.

Paulo vem ajudar-nos a aprender dele a Fé e a Verdade, em que ele é o nosso mestre. O seu zelo, antes perseguidor dos cristãos tornou-se o mais fervoroso dos cristãos: “Ai de mim se não evangelizar!“. Ele não se poupava, entregava-se à luta e gastava-se por causa do Evangelho: “Quanto a mim, de bom grado darei o que tenho e dar-me-ei a mim mesmo totalmente, em vosso favor”.Dizia isto aos cristãos de Corinto (2ªCor.12,15). O seu combate pela Fé em Jesus Cristo com a palavra da Verdade: a Verdade que vem de Cristo, que por ela entregou a vida, amando até à morte. A espada que a sua figura traz na mão, significa a Palavra de Deus que “…é viva e eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes…e discerne os sentimentos e intenções do coração” (Heb.4,12). Também Paulo, seguindo Jesus, serviu a Verdade e sofreu por ela.Por isso bem podia dizer “Para mim viver é Cristo”.

Para mim e para ti leitor também é?

P. Batalha

Video com a súmula do 1º Encontro feito pelo orador


  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

