Início > Notícias > 1º Concurso de Presépios – Ribamar

1º Concurso de Presépios – Ribamar

grupo-a-caminhada-021A Paróquia de Ribamar fez festa com os presépios. Promoveu um Concurso de Presépios, tendo em conta a época destinada a festejar o aniversário de Jesus. Quisemos presenteá-lo com este Concurso, dizer-lhe à nossa maneira que O festejamos e O temos no nosso coração, criando a cena que lembra o Seu Nascimento, fazendo parte da tradição gerada por S. Francisco de Assis, em Greccio (Itália), em 1223.

Este evento teve a intenção de divulgar os presépios que muitas vezes são autênticas obras de arte, mas que, estando confinadas ao lar de cada um, são pouco vistas e apreciadas, o que é uma pena pelo trabalho que deram e, sobretudo pelo empenho de quem constrói um presépio.

Com a colaboração de várias pessoas foi possível realizar uma festa cultural: desde os autores dos presépios, os organizadores, os cooperantes “Vicente” na fotografia, a D. Leonor no power point, no júri classificativo, na animação musical (os Grupos Corais da Paróquia: adulto e juvenil), até à oferta dos Prémios.

Assim, a festa abriu com a actuação do Grupo Coral Juvenil com o Hino da Alegria e depois dumas palavras de abertura de Leonel Santos que apresentou P. Joaquim Batalha pra fazer uma breve história do Presépio. O Grupo Juvenil continuou com canções de Natal. O Grupo Coral Paroquial actuou também com cânticos de Natal acompanhados a acordeão pelo Miguel Bianco (Regente e Organista).

A D. Armanda que recitou alguns poemas de Natal sublinhou que o Natal é um acontecimento religioso e cultural para muitos, mas tão-só cultural para outros. Porém, tem a grandeza de instituir uma relação entre as pessoas, as famílias, as coisas e a sua finalidade, entre o homem e o seu caminhar para a frente.

Todos os Presépios concorrentes e os Presépios das Igrejas Paroquiais, mais o Presépio da encosta da Praia de Porto dinheiro, foram projectados em 3 fotos diferentes para delícia da assistência que ainda acorreu em bom número.

Chegou então o momento da entrega dos Prémios, atribuídos pelo Júri.Este foi constituído pelo Vigário, P. Carlos Branco, pelos Professores: Rosália, César e Celina, Carlos Duarte e o Rui (representante da Junta de Freguesia). O Júri confessou ter bastante dificuldade na classificação pelo facto de serem muito bons. Após muito diálogo concluíram com a seguinte classificação e atribuição: Presépios de Grupo: Expressivo “Os Bacanos” do 4º Ano do 1º CEB; Bonito – “Catedral das Redes”, Olívia Bianco; Original – “Grãos de Areia” do 1º CEB…Presépios Individuais: Expressivo – Luísa Alfaiate; Bonito – Ana Bianco; Original – Maria Joaquina.

Por fim, com os bolos que alguns trouxeram fez-se uma confraternização regada com o vinho do Porto. Mais um belo evento cultural em Ribamar.

Anúncios
  1. Janeiro 7, 2009 às 12:40

    Aqui em Queluz também a Junta de Freguesia faz um concurso de presépios. Este ano, por acaso não sei se foi feito.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s