Início > Editorial > ANO PAULINO

ANO PAULINO

Pintura de Pe. João Marcos

Pintura de Pe. João Marcos

A Igreja ao celebrar os 2.000 anos do nascimento do grande Apóstolo que foi S. Paulo e do grande Mestre que ele continua a ser, somos convidados a olhar para a sua vida.

Foi uma vida gasta ao serviço de Cristo e do Seu Evangelho.

Com a Escola Paroquial, neste 2º ano, vamos aprofundar os seus ensinamentos, nas suas Cartas, sobre a Fé Baptismal, a vida, o serviço, a reconciliação e a paz, a família e a Igreja, a Esperança e o Evangelho, os caminhos e a Palavra, a Caridade e acção social.

Muitos cristãos na nossa Diocese estão a fazer “Um ano a caminhar com São Paulo“, participando em dias de estudo e reflexão. Muitos de vós já tendes o livro com este título que divulgámos há meses atrás.

E os nossos Bispos Portugueses fazem-nos também um outro desafio que é participarmos na “Peregrinação Paulina” a Fátima, no Domingo, 25 de Janeiro, dia da Celebração da “Conversão de São Paulo“.

Sobre isto o Senhor Patriarca escreveu, há dias, uma Carta aos Cristãos, convocando todos para esta Peregrinação:

“No dia 25 de Janeiro façamo-nos peregrinos com São Paulo, ao encontro de Cristo e de Sua Mãe Maria Santíssima. Convido, de modo particular, todos aqueles e aquelas que, durante este ano, estão “a caminhar com São Paulo”; mas também todos os outros que, como ele, podem começar essa caminhada no dia da sua conversão.

A Comissão que tem a missão de dinamizar, no Patriarcado de Lisboa, esta Peregrinação Paulina a Fátima, fornecerá pormenores do programa. Posso anunciar-vos, desde já: a peregrinação terá o ritmo normal das celebrações do Santuário. Para quem for de véspera, Terço, Missa e Vigília, sendo esta particularmente orientada para os jovens. No dia 25 à tarde, depois do Terço e da Missa, haverá, na Igreja da Santíssima Trindade, uma evocação cultural do Apóstolo Paulo. A peregrinação será presidida pelo Bispo de Damasco, o que nos ajudará a estarmos unidos, nesse dia, à Igreja de Damasco, aquela que acolheu Paulo depois do seu encontro com Jesus Cristo.

Celebremos o Natal com este desejo de um encontro mais profundo com Cristo. O Menino que nasceu em Belém é o Senhor Glorioso, nosso Salvador e presença do Deus vivo no meio do Seu Povo”. (Lisboa, 15 de Dezembro de 2008)”.

As nossas Paróquias vão ter a grande oportunidade de todas as Sextas-feiras, ter uma sessão da Escola Paroquial, com S. Paulo “Ai de mim se não evangelizar

Queremos assim ajudar a conhecer S.Paulo, a sua vida, a sua maneira de viver o Evangelho e de trabalhar nas comunidades; ajudar a conhecer as comunidades que S. Paulo ajudou a organizar, a quem escrevia as suas cartas, com as suas situações e os seus problemas. Queremos beber a Água Viva deste Fontanário que é S. Paulo.

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s