Início > Editorial > LUZ DUMA NOVA HUMANIDADE

LUZ DUMA NOVA HUMANIDADE

ma02Este tempo do Advento é para abrir as nossas portas ao Redentor: abrindo a porta do nosso coração, acolhendo Jesus na nossa vida. Por isso, Domingo a Domingo fomos acendendo uma vela, uma luz, como que a dizer que queremos receber a luz do Sol nascente. Só podemos acender as velas da humanidade na Luz de Deus encarnado, que dá à escuridão do mundo a esperança e a alegria. Queremos acender na luz de Cristo a luz de uma nova humanidade.

Neste tempo do Advento Deus tem posto, no nosso caminho, alguns mensageiros para nos alcançar esta Luz. São eles o profeta Isaías, João Baptista, S. José e hoje, de um modo especial, Maria de Nazaré. Eles abriram o seu coração à Luz da Redenção.

Este 4º Domingo, é dedicado Àquela que mais esperou e melhor preparou a Redenção: a Virgem Maria. Na oferta que ela fez de si mesma Àquele que se manifestou a todos os povos, Ela tornou-se a verdadeira “Casa”, que desde David, Deus foi preparando. Desta “Casa”(Maria de Nazaré) brilhou a Luz (Jesus).

O “Sim” de Maria tornou possível realizar as promessas de Deus, tornou possível a Esperança de uma nova humanidade. Por isso Maria é o melhor exemplo no caminho da Fé. Ela ensina-nos a estar atentos à voz de Deus; ela ensina-nos a não ter medo; ensina-nos a acreditar; ensina-nos a colocar-nos nas mãos de Deus para cumprir a Sua vontade.

O “Sim” de Maria, associa-a à obra redentora de Cristo, revelando-nos o rosto de um Deus que dá valor ao homem e o convida a uma relação de amizade, de comunhão e de colaboração. Por isso, podemos saudá-la, como S. André de Creta: “Eu te saúdo ó sagrado fermento de Deus, com o qual toda massa da humanidade foi levedada e recolhida depois sob a forma de pães, numa nova unidade no único corpo de Cristo”.

Maria mostra ao cristão de hoje o modo de assumir compromissos concretos de presença no mundo e na sociedade em que se vive, compromissos conformes à vontade de Deus por uma nova humanidade: humanizando as relações, promovendo a solidariedade e dignidade de todo o ser humano.

Abri as portas ao Redentor.

Segui o caminho de Maria.

Deus vos conceda a Esperança, a Alegria e a Paz! Abri o vosso coração a Cristo!

P. Batalha

FAROL em PDF

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s