Início > Editorial > HOJE, DIA DO ESPÍRITO SANTO

HOJE, DIA DO ESPÍRITO SANTO

crisma

FAROL em formato [pdf]>>

Este Domingo de Cristo Rei é para as nossas Paróquias dia da CRISMA. Dia em que o Espírito Santo oferece e infunde nos crismandos os seus dons. Reparai na Oração:

Ó Deus omnipotente, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer estes vossos servos, libertando-os do pecado. Enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; Dai-lhes Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência; o espírito de conselho e de fortaleza, o  espírito de ciência e de piedade; e enchei-os do espírito do vosso temor… Ámen!”

Pois “O Espírito do Senhor descerá sobre vós e vos dará força, e sereis minhas testemunhas” (Actos 1,8)

A Crisma vem confirmar o nosso Baptismo. Faz-nos profetas da Nova Aliança. Faz-nos assumir de maneira adulta e consciente o Baptismo. Quer ser uma força na nossa luta contra o mal, o pecado e a injustiça. Faz-nos livres e alegres como cristãos. Compromete-nos com Jesus Cristo, com a Igreja, com a comunidade e com os homens, especialmente os mais carenciados, oprimidos e injustiçados. “A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum.”

Os dons do Espírito Santo que recebemos na Crisma, é para que dêem frutos.

Jesus disse que se reconhece o cristão pelas boas obras, assim como pelos frutos se conhece a árvore (Mt. 7, 19-20). “Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo” (Mt. 7,19). Sobre os frutos do Espírito Santo, São Paulo diz-nos: Vivei segundo o Espírito. (Ler Gálatas, 5, 16-26). Então, os frutos do Espírito Santo são: Caridade e Alegria; Paz e Paciência; Bondade e Perdão; Fidelidade e Sinceridade; Modéstia e Simplicidade; Pureza e Domínio de si; Justiça e Verdade; Amor e Temperança; Compreensão e Diálogo; Festa e Partilha; Ajuda e  Serviço; Fortaleza e Prudência; Sacrifício, Fé e Esperança.

Os dons recebidos pela Crisma são para produzirem frutos. Nós não somos uma ‘Árvore de Natal’, com luzes multicolores. Toda a gente olha para ela, mas não vai além disso. Não tem frutos. Os dons do Espírito são dados, não para enfeitar a pessoa, mas para enriquecer a Igreja de frutos do Espírito, para os pôr a render. (Mat.25, 14-30).

O sacramento da Crisma é o compromisso de sermos cristãos conscientes, activos, participantes, testemunhas de Cristo, fermento de Fé, sal da terra e luz do mundo.

O cristão que recebe o Espírito Santo quer viver o cristianismo em comunidade, quer caminhar e servir as pessoas e a comunidade. É alguém que procura vivenciar a sua Fé, inserir-se com responsabilidade na comunidade local.

O cristão crismado ajudará a fazer acontecer uma Igreja/comunidade viva, comunidade de Fé, em Jesus Cristo vivo que tem o poder de nos libertar dos pecados que nasceram do coração humano e estão espalhados nas leis, nas estruturas e na organização da sociedade. Não basta acreditar em Jesus e no seu poder e ficar parado sem fazer nada. A fé é uma Força que vem de Jesus  e nos leva a trabalhar, a amar. “Vinde benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e acolhestes-me, andava nu e vestistes-me, estava doente e visitastes-me, estava na prisão e fostes ter comigo”(Mt. 25, 31-46). Jesus dirige-nos os seus apelos:  “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”, “Ide e ensinai”, “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Qual é a nossa resposta ?

– Ide pelo mundo fora e vivei a vida nova em Cristo Jesus ! (Rom. 6.)Amen !

P. Batalha

FAROL em formato [pdf]>>

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s