Início > Editorial > A PALAVRA DE DEUS NA VIDA

A PALAVRA DE DEUS NA VIDA

"A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja"Hoje, na Basílica de S. Pedro, no Vaticano, Bento XVI preside à Celebração conclusiva do Sínodo dos Bispos dedicado à “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”.

Na Mensagem final defendem a presença da Bíblia nas famílias, nas escolas e no mundo da cultura, utilizando também a comunicação informática, televisiva e virtual, porque a Palavra de Deus deve percorrer os caminhos do mundo.

A Bíblia deve entrar nas famílias para que os pais e os filhos a leiam, rezem com ela  e a Palavra de Deus seja para elas uma luz para os seus passos nos caminhos da vida.

Os Bispos reunidos no Vaticano destacam que “as Sagradas Escrituras devem entrar também nas escolas e nos âmbitos culturais, porque foram durante séculos a referência capital da arte, da literatura, da música, do pensamento e da própria ética comum”.

Os fiéis são convidados a “guardar a Bíblia” nas suas casas, para que “leiam, aprofundem e compreendam plenamente as suas páginas”, transformando-as em “oração e testemunho de vida” e deixando espaços de “silêncio” neste processo. Porque a Palavra do Senhor é movimento, é fonte de vida e do amor, é luz e fogo que ilumina o pensamento e transforma o compromisso em acção.

“A sua riqueza simbólica, poética e narrativa torna-a uma bandeira da beleza, seja para a fé seja para a própria cultura, num mundo muitas vezes desfigurado pela brutalidade e as porquidões”.

A Mensagem do Sínodo divide-se em quatro capítulos: 1º- A voz da Palavra: a Revelação; 2º- O rosto da Palavra: Jesus Cristo; 3º- A casa da Palavra: a Igreja; 4º- As estradas da Palavra: a missão;  e ainda 15 pontos.

A Igreja vive da Palavra: “A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras a par com o próprio Corpo do Senhor e nunca deixou, sobretudo na Sagrada Liturgia, de tomar o Pão da Vida à mesa tanto da Palavra de Deus como do Corpo de Cristo, nem de o distribuir aos fiéis. Sempre as considerou e continua a considerar como regra suprema da sua Fé, juntamente com a Sagrada Tradição”(DV. 21)

O cristão constrói a sua vida sobre a segurança da Palavra de Deus, pondo em prática as palavras de Jesus Cristo, pois é Ele a Palavra e rocha segura da nossa vida.

Muitas famílias estão em crise ou esfaceladas porque foram construídas sobre o fundamento da areia dos bens, do prazer, do interesse egoísta, do poder, e não na vivência da Palavra de Cristo, rocha segura de todos.

Em cada Domingo a Liturgia da Palavra é o momento de levar a nossa vida à presença da Palavra de Deus, de colocar a nossa vida aos pés do Mestre divino, que é também nosso companheiro na caminhada. À luz da Palavra, a nossa vida orienta-se e trilha, passo a passo, o caminho da Fé.

Neste Ano Paulino, o grande Apóstolo da Palavra, pode ser o nosso guia para descobrirmos, mais profundamente, o lugar da Palavra de Deus na nossa Vida.

P. Batalha

Ler o Resumo da Mensagem da Assembleia-geral do XII Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus>>

Ler o texto completo em espanhol

.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s