Início > Editorial > Catequese com Eucaristia

Catequese com Eucaristia

Estamos a organizar a Catequese para, entretanto, começar. No domingo 20/21.

A Catequese Paroquial não substitui a responsabilidade da família. Porque esta é a principal responsável pela educação dos filhos e esta entendida na sua globalidade, consequentemente, na sua dimensão religiosa. Porém a Igreja, como Mãe, ajuda os pais na sua missão educadora da Fé.

Nestes dois últimos anos valorizámos a Catequese com a Eucaristia, para que as crianças se iniciem na experiência da Fé comunitária e pessoal; para isso é indispensável a participação dominical e o testemunho do amor aos outros. A relação da Catequese com a Eucaristia foi muito boa, porque promoveu uma consciência de pertença à comunidade que é a Igreja, como Mãe e mestra da Fé. A comunidade cristã é como o seio materno onde se gera o homem novo, por meio da Palavra e dos Sacramentos de iniciação cristã. A comunidade tem a responsabilidade de catequizar cada um dos seus membros e também de os acolher, de modo a que possam viver o mais plenamente unidos Àquele a quem aderiram, Jesus Cristo. Por isso a 1ª etapa é a da progressiva inserção na vida da Fé da Igreja. Depois é preciso perceber que para ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão da Santíssima Trindade. É preciso descobrir Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida; para progressivamente ajudar os adolescentes a assumir o seu compromisso comunitário na sociedade e na Igreja

Chegaram, agora, os novos Catecismos nacionais.  Porquê novos catecismos ?  Porque no mundo actual as mudanças são rápidas e constantes. Por isso é necessária uma nova linguagem.

Vamos adoptá-los. Então os catecismos deste ano têm por títulos:

1º “Jesus gosta de mim”;

2º e 3ª sobre a Liturgia Dominical;

4º  sobre o Domingo  e Preparando a Primeira Comunhão;

5º A Bíblia;

6º A Igreja;

7º Projecto+;

8º Somos+;

9º O desafio de Viver;

10º A alegria de Crer.

Nestes Catecismos há mais trabalho pessoal e comunitário, com este método:

1. Vivemos,  2. Aprofundamos. 3.Celebramos,  4.Actuamos 5.Relizamos.

Exige que cada um se abra aos outros, pelo diálogo e a partilha, e faça a experiência de participação na comunidade cristã.

Jovens abri o vosso coração a Deus e deixai-vos alcançar por Jesus Cristo. Possam dizer, como S. Paulo:  o amor de Cristo é a minha vida, a força que me conduz !

P. Batalha

FAROL (Versão impressa)

.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s