Início > Editorial, Não classificado > Palavra e Acção – “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

Palavra e Acção – “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

O ideal moral dos católicos passa por uma integração entre “palavra e acção”; frisava, há dias o Papa numa das audiências de 4ª feira, dizendo que “o estudo da Palavra de Deus, feito com seriedade e humildade, só serve se levar à acção”.Aliás é o que nos diz Jesus: felizes os que ouvem a Palavra e a põe em prática.

Deus dá-nos o alimento que sacia: o seu Filho Jesus. Ele é a Palavra em Pessoa (“O Verbo Divino incarnou e habitou entre nós”). Importa partilhá-lo com os irmãos no pão material e no alimento espiritual pelo testemunho: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. A palavra e a acção transformadora.

Devemos lembrar a propósito as obras de misericórdia, as bem-aventuranças e o capítulo 25 de S. Mateus em que os homens são julgados segundo as suas obras de misericórdia.

Nestes dias em que estou de férias em casa do Pároco de Portimão, P. José Pedro Martins, tomei conhecimento dum grande evento que aqui em Portimão viveram, há um mês a que chamaram “A Bíblia em Festa – de 27 de Junho a 13 de Julho, no Passeio ribeirinho da cidade. Em duas grandes Tendas contíguas: uma com a exposição multimédia “A Bíblia em Festa” em diversas salas e outro um auditório para diversas temáticas muito interessantes sobre a Bíblia e a sociedade.

Neste evento levaram a “Palavra à acção” de uma forma pertinente, sendo uma organização ecuménica da Sociedade Bíblica e da Diocese do Algarve, com a cooperação da Câmara Municipal de Portimão.

Contextualizado como um acontecimento desejado e diligenciado pela Diocese do Algarve como resposta ao seu programa pastoral foi aberto à parceria com outras Igrejas.

A Exposição Multimédia atraiu e aproximou milhares de pessoas ao conhecimento e afeição pela Palavra de Deus. Esta Exposição tinha várias Salas que, entre Vídeos e Painéis, foi mostrando “A Bíblia no Séc. XXI” (sala1), “Uma vastíssima Biblioteca”(sala 2), “Milénios de Cultura e Civilização” (sala 3), “A Palavra na vida” (sala 4), “Considere…o Amor” (sala 5) e a Sala – Espaço de reflexão, com o Salmo 139 (138): “Senhor tu tens-me examinado e conheces-me…”.

Sublinho duas Conferências, na Tenda do Auditório: uma sobre a presença da Bíblia na história e cultura portuguesa e outra sobre a relação entre a Bíblia e a Carta Universal dos Direitos Humanos ou a defesa do ambiente.

A Palavra de Deus é para uma acção transformadora.

P. Batalha

 

Foto in “Região Sul”

.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s