Início > Editorial > PROFISSÃO DE FÉ – Um bom negócio

PROFISSÃO DE FÉ – Um bom negócio

Acolher com Fé e amor a Cristo é a grande sabedoria dos cristãos e quem descobre nela o “tesouro escondido” considera ter feito um bom negócio.

Porém, muitos que se professam cristãos não descobriram ainda este tesouro. Foram baptizados, mas não assumiram o seu baptismo e vivem num faz de conta.

Li, há dias, do Bispo D. António Marcelino: “Muita gente da Igreja parece não ter entendido ainda que esta está posta perante um desafio que não a pode deixar indiferente: a opção inadiável dos cristãos por uma fé consciente, esclarecida e socialmente comprometida”.

Nós vivemos, hoje, num mundo e numa cultura dominados pelo relativismo face à verdade e ao bem. Por isso, a Fé cristã que, há uns anos, se recebia na família de uma forma normal, hoje para muitos ficou resumida apenas a alguns hábitos religiosos vazios de conteúdo ficando reduzidos a meros actos sociais. É o caso, por exemplo, do Baptismo.

A maioria dos pais que pedem o baptismo para os seus filhos, quando se lhes pergunta: Porque querem baptizar ? Respondem simplesmente: – porque somos baptizados. E para quê? A esta pergunta ficam muito embaraçados. É a expressão de uma Fé pouco assumida e nada esclarecida.

Quando se pergunta aos padrinhos pelo seu papel. A esta questão, menos esclarecidos estão. Ora quando não se sabe, não se faz. Por consequência os padrinhos não chegam a servir para nada.

As Normas agora publicadas, na Diocese, pelo nosso Bispo, Patriarca de Lisboa, põe mais a claro que para se baptizar uma pessoa não são precisos padrinhos, embora a Igreja aconselhe a ter um padrinho ou uma madrinha, mas a tê-los que o sejam de facto e não apenas de nome.

Os pais assumem compromissos no casamento cristão e no baptismo que, muitas vezes, não cumprem. Prometeram a educação dos filhos, sendo os principais catequistas; não só não a iniciam como na altura da Catequese paroquial não os acompanham com a sua ajuda e interesse. Daí as grandes dificuldades que os catequistas sentem.

Transmitir a Fé aos filhos, com a ajuda de outras pessoas e instituições como a paróquia, a escola ou associações católicas é uma responsabilidade que os pais não podem esquecer, descuidar. Porque é que a família cristã é chamada ‘Igreja doméstica’? Porque a família manifesta e realiza a natureza de comunhão e familiar da Igreja, como família de Deus, comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e cristãs, lugar do primeiro anúncio do Evangelho aos filhos.

Os pais são os primeiros responsáveis da educação dos filhos e os primeiros anunciadores da Fé.

É seu dever ensinar que o Reino de Deus é um tesouro, uma pedra preciosa… mas não basta encontrar o tesouro, é preciso conquistá-lo. É preciso envolver-se.

Faz lembrar aquela lenda oriental da dona de casa que um dia foi ao mercado e ao aproximar-se de uma banca viu, surpreendida, que do outro lado estava, nem mais nem menos que o próprio Deus. “Que coisas se vendem aqui?” – perguntou, curiosa. “Tudo o que o seu coração deseja”, foi a resposta. Custando a acreditar no que ouvia, tomou a decisão de pedir as coisas que julgava mais belas: Gostaria de ter a paz no coração, a sabedoria e a alegria”. Reflectindo melhor, pediu ainda: “E tudo isso não só para mim mas também para todas as pessoas que eu amo”. Sorrindo-lhe, Deus respondeu-lhe: – “Creio que entendeste mal, minha filha. Aqui não se vendem os frutos, mas só as sementes”.

São essas sementes que os pais têm a responsabilidade de cultivar.

P. Batalha

Anúncios
  1. O que é Profissão de Fé?
    Agosto 15, 2008 às 01:11

    Eu tenho uma pesquisa para fazer. Queria saber as coisas principais sobre a Profissão de fé (Creio).

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s