Início > Editorial > Pedir o Baptismo

Pedir o Baptismo

Queres ser cristão ?

Queres que o teu filho seja cristão ?

O Senhor Patriarca acaba de publicar “Normas Pastorais sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã”. Sabes quais são estes Sacramentos?

O nosso Pastor começa por dizer: “Os Sacramentos são os principais meios da graça, pelos quais a Igreja se consolida como povo do Senhor e os cristãos crescem na conversão, em ordem à santidade”.

Quando pedes o baptismo para o teu filho ou neto está a pensar nisto?

Continua o nosso Bispo: “A santidade cristã é o fruto da interacção da acção de Deus e da nossa participação, livre e obediente, nunca esquecendo a recomendação de Jesus: Sem Mim nada podeis fazer. A Palavra de Deus e os Sacramentos são os instrumentos desta acção salvadora de Deus”…. ”Ser cristão é ‘nascer de novo’, iniciar uma vida nova em Cristo.

Tu que dás aos teus filhos a vida e depois também o Baptismo, queres mesmo que eles sejam cristãos, que iniciem esta vida nova em Cristo?

O Baptismo é o primeiro  dos sacramentos, por meio do qual recebemos a filiação divina, passando a viver a nova vida trazida por Cristo, livre do pecado. Jesus disse: “Ide, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado” (Mt. 28,19).

Disse também: “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo” (Act. 1,8).

O cristão tem necessidade de alimentar-se. Diz-nos Jesus: “Eu sou o Pão da Vida…Tomai todos e comei: Isto é o meu Corpo…Quem de verdade me come viverá por Mim”(Jo. 6. 35…57).

Baptizar-se, crismar-se e receber a Primeira Comunhão são os sinais (Sacramentos) que identificam e marcam para sempre o verdadeiro cristão. Estes são os Sacramentos da Iniciação Cristã.

Sobre a admissão das crianças ao Baptismo dizem as Normas: “As crianças são baptizadas na ‘Fé da Igreja’,…Uma preparação específica é necessária”. Os pais assumem a responsabilidade da sua educação cristã.

No que diz respeito aos padrinhos, fica claro que para Baptizar uma criança não são precisos padrinhos;  para os haver terão de ser cristãos praticantes crismados e, estando numa situação de casamento, que sejam casados pelo sacramento da Igreja.

Para receber o Sacramento do Crisma, são necessárias duas condições indispensáveis:

1ª- Que frequente habitualmente a Missa dominical

2ª- Tenha conhecimento básico da doutrina da Fé cristã. Para o efeito terá de participar num tempo de formação.

Aconselha-se a que se integre nalgum grupo eclesial.

O compromisso assumido com Deus, no Baptismo e no Crisma,  é muito importante e muito sério para a vida do cristão. É um chamamento contínuo, uma fonte de graça, um convite ao Reino de Deus.

P. Batalha

Imagem: Baptismo de Cristo por Verrocchio, Uffizi Gallery, Florence

.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s