Início > Liturgia > César e Deus

César e Deus

Terça-feira da 9ª Semana do Tempo Comum

Tuesday of the Ninth week in Ordinary Time

Jesus tem autoridade não apenas para interpretar a lei de Deus, mas também a dos assuntos da humanidade. Deus e o mundo andam juntos, andam a par. Temos que dar, por isso, a cada um o que lhe corresponde:

  • Eu, comigo mesmo, devo ser coerente com as minhas convicções, com a fé dos Apóstolos que professo;
  • Com César (os governos) e com todo o mundo devo ser compreensivo;
  • e a Deus, o meu agradecimento com a oferenda de mim mesmo.

————————————

Evangelho segundo S. Marcos 12,13-17
Em seguida, enviaram-lhe alguns fariseus e partidários de Herodes, a fim de o apanharem em alguma palavra. Aproximando-se, disseram-lhe: «Mestre, sabemos que és sincero, que não te deixas influenciar por ninguém, porque não olhas à condição das pessoas mas ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade. Diz-nos, pois: é lícito ou não pagar tributo a César? Devemos pagar ou não?» Jesus, conhecendo-lhes a hipocrisia, respondeu: «Porque me tentais? Trazei-me um denário para Eu ver.» Trouxeram-lho e Ele perguntou: «De quem é esta imagem e a inscrição?» Responderam: «De César.» Jesus disse: «Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» E ficaram admirados com Ele.

————————————

Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Atanásio – Cristo é a imagem de Deus invisível; nele temos a redenção e a remissão dos pecados (Col 1, 14.15)

Commentary of the day by Saint Athanasius – «Christ is the image of the invisible God; through him we have redemption, the forgiveness of sins» (Col 1,15.14)

————————————

Holy Gospel of Jesus Christ according to Saint Mark 12,13-17
They sent some Pharisees and Herodians to him to ensnare him in his speech. They came and said to him, “Teacher, we know that you are a truthful man and that you are not concerned with anyone’s opinion. You do not regard a person’s status but teach the way of God in accordance with the truth. Is it lawful to pay the census tax to Caesar or not? Should we pay or should we not pay?” Knowing their hypocrisy he said to them, “Why are you testing me? Bring me a denarius to look at.” They brought one to him and he said to them, “Whose image and inscription is this?” They replied to him, “Caesar’s.” So Jesus said to them, “Repay to Caesar what belongs to Caesar and to God what belongs to God.’ They were utterly amazed at him.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

