Início > Não classificado > CONSTRUTORES DA HISTÓRIA

CONSTRUTORES DA HISTÓRIA

Desenvolvimento da vida e do mundo

Diz a sabedoria popular: Dos fracos não reza a história!

Por isso, quando alguém nasce, logo na família se pergunta: Que vai ser este menino, esta menina?

Deus criou o homem à sua semelhança e confiou-lhe o universo. Esta é a nossa primeira vocação: desenvolvimento da vida e do mundo.

A vida traz consigo um dinamismo.

Escolhe a vida e viverás. Escuta a voz de Deus e permanece-lhe fiel (Dt. 30, 15ss).

O profeta Isaías também, na noite Pascal, nos advertiu para o convite de Deus: “Todos vós que tendes sede, vinde à nascente das águas…Escutai-me e vivereis!…Prestai-me atenção!…” (Is. 55,1-3).

A nossa vocação à vida é uma vocação para amar; e amar é servir, servindo naquelas actividades habituais que exige a profissão de cada um. Jesus ao lavar os pés aos discípulos disse: Como Eu fiz, faz tu também.

Cada um de nós é chamado a contribuir para o bem comum. Por isso, são diversas as vocações para o desenvolvimento da vida no mundo:

1.- As mais comuns e diversas são as dos cristãos-leigos: ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus, vivem no mundo. Aí, Deus os chama a contribuírem à maneira de fermento, para a santificação do mundo, ao serviço da restauração do mundo nos seus diversos campos: na política, na cultura, nas artes, na indústria, no comércio, na agricultura…

2.- Vocação sacerdotal: “Os sacerdotes, pela unção do Espírito Santo, são assinalados com um carácter especial e configurados a Cristo Sacerdote, de tal modo que possam agir em nome de Cristo cabeça” (PO.2). Recebem o mandato de anunciar o Evangelho: “Ide… pregai o Evangelho a todas as criaturas”(Mc. 16,15).

“A Fé vem da pregação e a pregação pela palavra de Cristo”(Rom. 10,17). Por isso sobre o padre recai a responsabilidade: “Ai de mim se não evangelizar”(1ª Cor. 9,16).

3.- Vocação à vida religiosa: a sua inspiração provém do amor de Deus. S. Paulo recomenda, na sua 1ª Carta aos Coríntios (1, 25.32-34), o estado virginal para servir o Senhor, de coração indiviso. Os religiosos têm a vocação especial de testemunhar, diante do mundo, a vida evangélica.

4.- Vocação missionária: “Ide a todo o mundo…” propagar a Fé de Jesus Cristo “que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da Verdade” (1 Tim.2,4). Chamamos missionários aos enviados a pregar o Evangelho e a implantar a Igreja entre os povos que ainda não crêem em Cristo.

Todas as vocações têm uma dimensão missionária. Este Dia Mundial de Oração pelas Vocações, é um apelo a que a paróquia se torne cada vez mais uma verdadeira escola vocacional: lugar que chama e onde se faz a experiência de ser chamados para toda a vida, mas também lugar onde os crentes vivem de forma responsável a chamada dos outros, tornando-se chamantes.

P. Batalha

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s