Início > Editorial > VAMOS ACOLHER A PALAVRA

VAMOS ACOLHER A PALAVRA

PAINEL

Nestes dias toda a gente fala do Nobel de Literatura, José Saramago, que, com a idade, está a perder o bom senso. Quis do seu território da literatura invadir o terreno alheio, o religioso. Caiu no precipício. Pode ser muito bom em literatura (para quem gosta), mas de Bíblia não percebe nada. Diz que Deus não existe.  Quis-se armar em mestre e caiu em bobo.

O que é a Bíblia ?

A Bíblia é um pouco semelhante a qualquer obra de arte moderna. Se eu a contemplar sem conseguir entendê-la, tenho que ir pedir a chave ao autor. Ou então sou eu que não dou com o acesso, por falta de conhecimentos, por estar sujeito a limitações ou preconceitos que se foram acumulando ao longo da minha vida. No caso da Bíblia, isto significa: ter-lhe-ei acesso pedindo a outros que me ‘expliquem’ as coisas, mas também – principalmente – derrubando pacientemente os meus preconceitos.

Tenho esperança de que muitos dos que andam à procura, hão-de chegar à certeza daquilo que um crente, há muito tempo anunciou claramente: “Graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz”.

Para nós crentes a Palavra de Deus, em primeiro lugar é uma Pessoa – Jesus  Cristo. Como nos diz S. João, no Evangelho: “O Verbo/Palavra fez-se homem e veio habitar connosco”. Deus revelou-se na pessoa de Jesus. Ele é a comunicação de Deus connosco. Jesus é a explicação de todas as Escrituras. Palavra de Deus em palavras humanas. Nestas se descobrem a mensagem de Deus.

É este o sentido do grande painel que diz VISITAÇÃO DA PALAVRA Peregrina em Ribamar e S. Bárbara . de 6 a 20 de Dezembro . A PALAVRA DE DEUS CHAMA”.

A Palavra de Deus – Jesus Cristo chama-nos a seguir a Sua Palavra. Nós somos Peregrinos desta Palavra. Por isso vamos sair à rua com Ela –caminhar com a Palavra de Deus.

Vai ser um tempo forte de atenção à Palavra: escuta ou lê. Há santos e tantos outros que fizeram caminho antes de ti. Podes ter alguém que te acompanhe na compreensão da Palavra. Para o mundo, a Bíblia é um livro de grande valor histórico, de altíssima poesia, um tratado de antropologia… para nós é Jesus Cristo. Ele que assumindo a nossa carne é sabedoria e Palavra do Pai. ELA É LUZ PARA A VIDA. O cristão forma-se com a Palavra. Diz S. Paulo a Timóteo: “Tu conheces a Sagrada Bíblia desde que eras criança: ela pode dar-te a sabedoria que leva à salvação, por meio da Fé em Cristo Jesus. Tudo o que está escrito na Bíblia é inspirado por Deus. Por isso é útil para ensinar a verdade, para corrigir os erros e educar a viver na justiça”. Se encostarmos o ouvido à Palavra, ela começa a dizer-nos coisas muito interessantes para a nossa vida. A Palavra pede-me: como estás a viver na tua vida esta Palavra que leste ou ouviste? O que fizeste até agora? Não seria bom, para ti, orientar a tua vida, a partir de agora, segundo esta Palavra que ouviste ?   A Palavra nunca nos deixa indiferentes. Diante daquilo que o Senhor me disse, descobri os meus pecados e os meus limites. Então devo pedir-lhe perdão.

A propósito lembro aquela história que Jesus contou dum pai que tinha dois filhos e um dia o mais novo pediu a sua parte da herança e foi-se embora; e como depois caiu em si e voltou pedindo perdão (Lc.15,11-32). O Pai fez festa quando o filho regressou.

“A PALVRA DE DEUS CHAMA”. Então ouve aquele cântico: “Deixa Deus entrar…”. Ele bate à tua porta e chama. Deixa-O entrar !

P. Batalha

About these ads
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 38 outros seguidores